Como calcular dias úteis no Excel – Parte 2

Olá pessoas EXCELentes!

Se você já leu a primeira parte deste artigo, que ótimo! Pode continuar lendo este aqui. Caso você ainda não tenha lido, leia a primeira parte do artigo antes de continuar ok.

 

Neste artigo vou finalizar as explicações sobre o uso das funções de manipulação e cálculo de dias úteis nas planilhas. Já aprendemos a alcançar os resultados dos totais de dias corridos entre datas, dias úteis com ou sem informar feriados e dias úteis com parâmetros especiais de configuração de finais de semana. Você que já leu o artigo anterior sabe do que estou falando. 😉

O que vamos aprender neste artigo?

  • Parte 1
    • Calcular o total de dias entre duas datas
    • Calcular o total de dias úteis entre duas datas
    • Calcular o total de dias úteis entre duas datas excluindo os feriados no período
  • Parte 2
    • Adicionar ou remover apenas dias úteis a uma data qualquer excluindo ou não os feriados no período
    • Adicionar ou remover apenas dias úteis a uma data qualquer e informando os dias que não serão considerados úteis

Adicionar ou remover apenas dias úteis a uma data qualquer

Agora não vamos contar quantos dias úteis possuem num intervalo, nós vamos dizer quantos dias úteis queremos adicionar a uma data. Ou seja, de forma clara ao nosso entendimento, um exemplo prático é o de obtermos uma data de vencimento para um pagamento qualquer ou um prazo de conclusão de alguma tarefa.

Por exemplo, para uma compra realizado no dia 05/12/2013 com vencimento para 15 dias úteis. Essa fórmula seria perfeitamente eficaz.

Mas que função é esta? Pode deixar que eu respondo: DIATRABALHO.

Veja na figura.

 

A fórmula =DIATRABALHO ( A1; B1; F2:F9 ) retornará a data de 27/12/2013.

O que acontece nesta fórmula:

Para adicionar 15 dias úteis, a função teve que “pular” 3 sábados, 3 domingos e 1 feriado. Ou seja, foi necessário acrescentar, na verdade, 22 dias corridos para satisfazer os critérios de dias úteis.

Entendeu?

No próximo tópico, vou ensinar que, de maneira similar ao que aprendemos no artigo anterior, podemos definir os dias que serão entendidos como finais de semana.

 

Adicionar ou remover dias úteis configurando os dias de finais de semana

Se quisermos usar os sábados como efetivos dias de trabalho, ou definir que os domingos e segundas é que não deverão ser considerados úteis, poderemos usar a função DIATRABALHO.INTL e fazer estas configurações com base na tabela abaixo.

 

Vejamos um exemplo tendo como base de fim de semana apenas os Domingos, ou seja, o código 11 da tabela acima. Ficaria assim:

=DIATRABALHO.INTL ( A1; B1; 11; F2:F9 )          //Retornará 23/12/2013

 

Perceba que descontando apenas os Domingos (3), os 15 dias úteis adicionados não passaremos pelo dia 25 (feriado), por isso, a sensação de adicionar 18 dias corridos.

 

Então é isso galera. Compartilhem, Curtam, twittem ou comentem este artigo para ajudar na divulgação, valeu!

Um abraço e até a próxima!

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