Como controlar o Fluxo de Caixa no Excel

Olá pessoal! Tudo Excelente com vocês?

Planejamento Financeiro - Como Controlar  suas Finanças com o Fluxo de Caixa no Excel

Dinheiro é muito bom não é mesmo? Claro que é! Principalmente quando está em nosso bolso, não é verdade? Mas, para que isso se torne uma realidade constante, além de muito trabalho, é fundamental que exista um controle minucioso e freqüente de todas as nossas movimentações financeiras. Toda essa precaução é extremamente útil a fim de evitar sustos desnecessários e intermináveis dores de cabeça futuras.

O planejamento financeiro é ponto chave para o sucesso ou fracasso de suas finanças, sejam pessoais ou de seus negócios. Se você tem conhecimento do que entra ou sai de suas operações financeiras, pode alcançar uma visão mais apurada da situação e prever casos críticos com maior facilidade e precisão. Isso ajuda muito na tomada de decisão. Eu diria que é crucial para o seu sucesso.

A disciplina torna-se uma postura vital para que o planejamento financeiro mostre resultados perceptíveis e satisfatórios. Esta é tão somente uma das diversas etapas de um planejamento financeiro de sucesso que devem ser observadas passo-a-passo para obter êxito nesta tarefa.

 

Como o Excel pode auxiliar neste controle financeiro?

 

É bom que seja dito que o triunfo na gestão financeira deve-se, primordialmente, ao seu empenho pessoal. As ferramentas apenas apoiam e facilitam essa administração. O Excel possui inúmeras alternativas e soluções que permitem esse suporte gerencial, uma delas é o Controle de Fluxo de Caixa (Cashflow).

A planilha que disponibilizo no final deste artigo é somente um modelo entre os diversos existentes. Cada modelo pode ser adaptado para usar em controles específicos. Demonstrarei aqui um tipo simples para gestão de uma pequena empresa. Uma adaptação de um modelo disponível no site do Sebrae.

Não vou focar aqui nos princípios e detalhes de como elaborar um fluxo de caixa para projetar suas receitas e despesas, mas, no uso da planilha.

 

Qual a função do Fluxo de Caixa?

 

Através do fluxo de caixa podemos analisar a diferença entre as receitas e despesas de nossas movimentações financeiras, observando o saldo resultante para que possamos tomar as providências necessárias. Dessa forma, podemos dizer que, o fluxo de caixa é uma ferramenta que permite ao gestor, avaliar e comandar as finanças sob sua responsabilidade.

As operações básicas utilizadas são a inserção dos valores de recebimentos, de pagamentos e da situação das contas, para uma comparação. O saldo exibido no relatório deve assemelhar-se ao saldo em conta da empresa. Não podemos, entretanto, comparar saldo negativo (déficit) com prejuízo, pois este, refere-se a balanço de vendas, ou seja, a diferença entre as vendas e os custos e despesas. Embora possamos identificar os fatores que determinam o sucesso ou fracasso financeiro através do fluxo de caixa, não é certo dizer que alcançamos lucro ou prejuízo. O que conseguimos mensurar é a necessidade de aportes financeiros, diminuição de custos em determinados itens, etc.

 

Como usar a planilha?

 

A planilha é bem fácil de usar. Está separada por valores de entrada (receitas), valores de pagamentos (despesas) e uma parte para o desmembramentos dos saldo em contas. De modo que, é possível fazer a comparação do caixa com o saldo real das contas.

Os totais e saldos são calculados automaticamente.Você tem que inserir, além das receitas e despesas diárias, apenas o primeiro saldo inicial, os seguintes são calculados por fórmula, transportando o saldo do dia anterior.

 

Como expliquei no início, é FUNDAMENTAL que você faça o acompanhamento diário, para um resultado satisfatório.

Em breve postarei mais modelos de planilhas de controle para vocês.

 

Então é isso!

Se você gostou, ajude a gente… Compartilhe no Facebook, Twitter… Enfim parece pouco, mas, ajuda demais.

Até a próxima.

2 comentários em “Como controlar o Fluxo de Caixa no Excel”

  1. Ola,

    Sou novo nisso de excel, imagina nisso de vba.
    estou com uma planilha pessoal que está me ajudando muito a aprender alguma coisa, mas preciso de muito pouco e esse muito pouco tá brabo de fazer.

    Como minha planilha o resultado depende só de minha intuição e não tem um resultado logico e fixo ainda definido uso apenas formatação condicional.

    Mas os resultados apresentados ficam muito confusos de acompanhar visualmente,

    Pensei em usar uma formula de busca e comparação para usar em formatação condicional que apenas mostrasse os resultados Se “X” estivesse perto “em volta” de “Y” numa formação 3×3 como em # com “X” no centro e “Y” em qualquer posição em volta.

    “nem precisaria ser com x no meio apenas que estivesse um colado no outro, de quina, em cima, do lado ou em baixo”.

    Mas parece que apenas a formatação condicional junto com formula não daria para fazer isso. o jeito seria vba mas se até para formulas eu sou principiante.

    se puder me dizer pelo menos uma rotina de varredura, comparação e formatação para eu tentar aprender e usar na minha planilha já iria me ajudar muito.

    não sei se tem algum comando que compare a célula de cima ou de baix, lado e quina para fazer algo assim ou teria que usar uma variável para guardar o valor da célula de cima para depois fazer a comparação com a de baixo.

    então pelo que pode vê estou totalmente perdido nisso.
    Fiz uma planilha de exemplo para mostra mais ou menos oq eu preciso mas apenas com números.

    http://www.sendspace.com/file/ldtez8

    se pelo menos puder olhar e me dizer se é algo fácil ou não de se fazer já iria me ajudar muito.

    se leu até aqui já agradeço pela atenção.
    Eduardo.

    Responder
    • Olá Eduardo, tudo bem!

      Não consegui acessar sua planilha, mas, enfim, vou deixar pra você um exemplo de varredura para o seu entendimento e adaptação ao projeto.

      A idéia da varredura é utilizar um laço (loop) qualquer, seja um For…Next, While, enfim, você decide a forma de implementar.
      O ponto chave pelo que você seria a comparação com os valores anteriores. Vou te dar aqui o poulo do gato, dependendo do caso, você não precisa nem armazenar em variáveis… Poderá acessar esses valores com a propriedade Offset do objeto Range.

      Exemplos:

      A Estrutura é essa: Offset ( linhas a mover, colunas a mover )

      Se você está no Range(“F10”).

      Referenciar a Célula acima (F9): Use Range(“F10”).Offset(-1,0) //Ou seja, uma linha antes (-1) e nenhuma coluna ao lado (0)

      Referenciar a Célula abaixo (F11): Use Range(“F10”).Offset(1,0) //Ou seja, uma linha depois (1) e nenhuma coluna ao lado (0)

      Referenciar a Célula duas colunas a frente (H10): Use Range(“F10”).Offset(0,2) //Ou seja, na mesma linha (0) e duas colunas ao lado (2)

      Enfim. Veja a macro abaixo e cole num módulo e faça o teste para ver o resultado e como funciona.

      '  Varre as linhas da coluna A da Plan1 até a linha 100
      '  e compara o valor cada célula com o valor da célula acima
      '  Se o valor for maior ou igual, define a cor de fundo para verde,
      '  mas se for menor deixa com um tom avermelhado
      Sub ExemploDeVarredura()
      Dim planilha As Worksheet
      
          With Plan1
              For i = 2 To 100    'inicio na segunda linha e vou até a linha 100
                  With .Cells(i, 1)   'Esta é a célula atual
                      If .Value >= .Offset(-1, 0).Value Then
                          .Interior.ColorIndex = 35   'define cor de fundo verde
                      Else
                          .Interior.ColorIndex = 40   'define cor de fundo marrom claro
                      End If
                  End With
              Next i
          End With
          
          MsgBox "Varredura concluída!"
      
      End Sub
      

      A idéia é simples. É só adaptar para o seu projeto e algoritimos necessários.

      Um abraço.

      Responder

Deixe um comentário