Oi amigos, quanto tempo!!!
Tenho trabalhado bastante e estudado muito também. Aos poucos vou respondendo seus coments aqui no blog e postando novas matérias. Obrigado pela presença de vocês aqui. Muito incentiva meu trabalho e anima a escrever mais.
Hoje, mais uma dica rápida que facilita nossos projetos do dia a dia. Quando queremos inserir uma numeração em uma lista de produtos podemos escrever número por número a cada linha. Ou, se não quisermos nos fadigar tanto, podemos clicar na alça inferior da célula, pressionar CTRL e arrastar com o mouse para baixo. Ou, ainda, digitar os dois primeiros números sequenciais da lista, selecioná-los e clicar na alça da célula arrastando-a para baixo.
Bem, utilizando-se os modos citados acima, conseguiremos nosso resultado, mas teremos que fazer manualmente, sempre, e verificando se todas as linhas contém itens listados. E ainda, o inconveniente de que, se eliminarmos ou adicionarmos um item da lista, inserindo ou excluindo uma linha, teremos que refazer toda a numeração desta listagem. Imaginem uma pequena lista de 50 mil itens, por exemplo!
Para isso, disponibilizo a vocês, uma fórmula que insere esta numeração na sua listagem, de forma automática e dinâmica, ou seja, se uma linha for eliminada ou adicionada na planilha, a numeração é instantaneamente reposicionada. Além de, com esta fórmula, os números só serão exibidos se algum item estiver listado na tabela. Muito bom, né?!
A fórmula é:
=SE(TIRAR(B1)<> “”;CONT.VALORES($B$1:B1) & “.”; “”)
Supondo que sua coluna de numeração esteja na coluna A e sua listagem de itens na coluna B, iniciando na célula B1, coloque esta fórmula na célula A1 e copie nas demais linhas da coluna A.
Então é isso. Abração.
por favor,
trabalho com banco de dados com matricula – nome – função – lider e fiz outra planilha para puxar esses dados somente digitando a matricula., mas quando quando digito ele naum reconhece somente se colocar hifem separando os numeros , mas meu banco de dados naum possui hifem oq faço para tirar? me ajude por favor
exemplo: banco de dados esta com matricula 51 e tenho que digitar 5-1 para poder puxar os dados que quero…
desde ja agradeço e aguardo ansiosa a resposta !!!
Oi Priscilla, tudo bem?!!
Algumas perguntinhas pra entender qual o seu problema e poder te ajudar melhor:
Que função você está usando para fazer a busca e trazer as informações?
Seu banco de dados está numa planilha da mesma pasta de trabalho(arquivo excel) da planilha que você quer mostrar os resultados?
De qualquer maneira, de uma lida neste outro arquivo. Pode te ajudar bastante:
https://www.exceldoseujeito.com.br/2009/04/26/exibir-estado-e-capital-informando-apenas-a-sigla/
Um abraço……
Tenho uma coluna com x dados,formulas que buscam dados em outras planilhas,e existem intervalos em branco devido a condição criada.Como faço para excluir estes dados em “branco”?
Altair, não entendi bem o que deseja.
Se o resultado de uma pesquisa retornar vazio, isso terá que ser mostrado. Agora, se você deseja que estas linhas “em branco” sejam excluídos, deves fazer uma rotina para isto, separadamente da fórmula utilizada para buscar os dados.
Abraço
Fiz uma planilha usando a formula indicada, mas no meu caso preciso que a numeração referente a cada linha da coluna B permaneça a mesma no caso de uma exclusão de linha ou inclusão.
Neste caso não é necessário usar esta função, apenas inserir a numeração estaticamente.
Abç
Muito bom, obrigado pelas excelentes orientações!
Um abraço!